22 de agosto de 2012

Morte é o Fim? - Parte I


O que seria a "Morte"? Seria o Fim? O começo? Seria um Recomeço? Se fosse um fim, seria fim do que? Fim da vida na Terra? Fim do Corpo? O que as inúmeras religiões e crenças dizem a respeito da "morte" que para muitos é o fim e para outros é o recomeço?

Bom me deu uma vontade de escrever sobre isso, pesquisei muito e ainda estou pesquisando, nesse post vou tentar resumir o máximo sobre o que algumas religiões pensam, peguei algumas mais conhecidas, afinal são muitas. Vocês devem estar se perguntando por que eu resolvi escrever sobre a "morte", bom eu também ainda não sei, quem sabe quando eu terminar de escrever tudo o que desejo, eu tenha essa resposta ou mais dúvidas. 


Doutrina Niilista - Niilista é uma palavra que vem do Latim "Nihil" que significa "nada", que quer dizer viver para o nada e negar a vida, descrença absoluta, é a doutrina segundo a qual nada existe de absoluto, sendo a matéria a única fonte do ser, devido a isso os Niilistas consideram a Morte como o "Fim de tudo."

Bom, segundo essa Doutrina Niilista, pensemos então: quando deixamos de respirar nosso corpo ficará embaixo da Terra dentro de uma caixa enorme, apodrecendo é isso? E as experiências e aprendizados que tivemos foi tudo em vão, para que viver então? 


Doutrina Panteísta - Panteísta derivada do grego onde "pan" significa "tudo" e "theos" significa "deus", eles creêm que a natureza ou Universo e Deus seja um só, e desacreditam que exista um Deus pessoal ou um criador.
Os Panteístas definem a morte assim "Com a morte do indivíduo irão se dissolver juntamente com o organismo, cuja matéria/energia irá se difundir no universo". 

De acordo com a Doutrina Panteísta, ao meu ver, se encaixa um pouco a Doutrina Niilista onde diz "a morte é o fim de tudo", no caso do Panteísmo me faz pensar então que quando moremos, depois de enterrados dentro daquela "caixa", viramos "pó" e com a decomposição o corpo se espalha no universo?
É mais uma vez fica a dúvida no ar, "O que fazer com a sabedoria e as experiências? Para que viver entao?"

Dogmatistmo Religioso - É uma doutrina intelectual e um sistema religioso utilizado pela filosofia e religião. É quando são ditas verdades que não foram revisadas ou criticadas, que a sociedade simplesmente tornou-a verdade absoluta, é uma atitude dos indivíduos de crer na existência de algo sem ter dúvidas. 
O Dogmatismo define a morte assim "A alma, independente da matéria, sobrevive e conserva a individualidade após a morte. Os que morreram em 'pecado' irão para o fogo eterno; os justos, para o céu, gozar as delícias do paraíso."

Segundo o Dogmatismo, eles acreditam em "alma", quando se diz "os que morreram em pecado irão para o fogo eterno" será eles estão querendo dizer o mesmo que, "quando morreram comentendo (em si) algum pecado?" ou que "morreu e não se arrependeu dos pecados?" 
Porque todos nós temos pecados, ninguém vive no mundo sem cometer pecados, sem errar. O que seria "as delícias do paraíso?" Seria ter luxo? Ou seria viver em paz, sem preocupações?






Quantas perguntas não é mesmo? Quem sabe até o final eu consiga encontrar algumas respostas ou surgirão mais perguntas. 
Bom, por hoje é isso, em breve postarei mais. Obrigada pela visita e pelos comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário